Meditações

Ele vive

 

O anjo disse às mulheres:”Não tenham medo. Sei que vocês estão procurando Jesus, que foi cruci-ficado. Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Venham ver o lugar, onde ele jazia” (Mateus:28:5,6).

Jesus ressuscitou. Ele vive. Foi morto e sepultado, mas ressurgiu dentre os mortos, subiu ao céu, onde está assentado à direita de Deus Pai, intercedendo por nós.

O compositor inspirado escreveu: "A Páscoa já chegou, tão cheia de alegria. Jesus ressuscitou, raiando um novo dia. Ficasse na prisão, ali Jesus cativo, a fé seria em vão,mas Cristo agora é vivo, é vivo, é vivo."

Outro compositor se expressou, assim: “Glória pra sempre ao Cordeiro de Deus, a Jesus, o Senhor, ao Leão de Judá, à Raíz de Davi, que venceu e o livro abrirá. O céu, a terra e o mar e tudo, que neleshá, O adorarão e confessarão que Jesus Cristo é o Senhor. Ele é Senhor, Ele é Senhor. Ressurreto dentre os mortos, Ele é o Senhor. Todo joelho se dobrará, toda língua confessará que Jesus Cristo é o Senhor".

Que nesta Páscoa, todos nós possamos nos alegrar e confirmar que Jesus Cristo, que foi morto em nosso lugar e venceu a morte, é nosso Salvador e Senhor, digno de receber toda honra, toda glória e todo louvor.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Celebridade

CELEBRIDADE: Pessoa célebre, notável, ilustre, de grande fama, de reputação por atos ou dons de valor artístico, ético, cultural, religioso.

“Por isso Deus deu a Jesus a mais alta honra e pôs nEle o nome que é o mais importante de todos os nomes - para que, em homenagem ao nome de Jesus, todas as criaturas no céu, na terra e no mundo dos mortos, caiam de joelhos – e declarem abertamente que Jesus Cristo é o Senhor, para a glória de Deus, o Pai”. Filipenses 2. 9 a 11 (ntlh).

Desde a fundação do mundo, milhares e milhares de pessoas foram tidas como celebridades. Mas certamente, nunca houve e nunca haverá, alguém tão “célebre” quanto o Senhor Jesus Cristo. O texto acima, nos mostra claramente que o nome de JESUS, é o de mais alta honra, é o mais importante de todos os nomes, o mais notável, o maior, de grande e boa fama, de reputação ilibada; O profeta Isaías diz a respeito dEle, “o seu nome será: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz”. Qual foi a única pessoa em toda a história a ser gerada no ventre de sua mãe por graça e obra do Espírito Santo? Jesus. Quem com cinco pães de cevada e dois peixinhos, alimentou quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças, de forma que todos comeram, se fartaram e ainda sobraram doze cestos cheios de pedaços de pão e peixe? Quem andou sobre as águas do mar? e ainda convidou um dos seus discípulos a fazer o mesmo? Quem já ressuscitou um homem que há quatro dias estava morto? Quem apenas com o poder da sua palavra, expulsou demônios, curou leprosos, paralíticos, cegos, surdos, mudos, e toda espécie de doenças e deu poder aos seus discípulos, para que em seu nome pudessem fazer o mesmo? Quem morreu em uma cruz, para salvar aqueles que crêem em seu nome? Quem já morreu, foi sepultado e ao terceiro dia ressuscitou para não mais morrer e hoje está à direita de Deus Pai intercedendo por nós? Quem um dia virá buscar uma igreja santa, comprada pelo seu próprio sangue, para estar eternamente com Ele? só um, o Rei dos reis, o Senhor dos senhores, Deus Filho, a verdadeira CELEBRIDADE: JESUS CRISTO.

------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Do que Deus precisa?

Popularmente aprendemos que Deus é completo em si mesmo, que não precisa de nada. Na verdade Deus é o Ser que possui a vida em si mesmo.(Jo.5:26) Ele é o grande Eu sou ( Ex.3:14), que não deve a sua existência a ninguém. Entretanto, Deus tem a necessidade de algo muito importante neste mundo. Por exemplo Ele precisa de alguém para cuidar da criação. Quem daria leite materno aos filhos ainda bebês? Quem Protegeria seus filhotes com suas grandes asas? Quem protegeria os animais em seu nascimento? Estes pequenos exemplos nos mostram que Deus ia necessitar de algo indispensável a todo planeta. Do que é, então, do que Deus precisa? Ele precisa do amor de mãe para cuidar da criação. Do amor da mulher mãe, do amor da galinha mãe, etc.
E que Deus move o mundo através do amor materno. Vê-se isto quando a galinha protege seus filhotes contra as ameaças dos inimigos. Imaginemos Deus falando para si mesmo; após o término da criação: Quem cuidará de meus elefantinhos? Naturalmente, a mamãe elefanta. Quem cuidará dos meus hipopótamozinhos? etc. A mamãe hipopótamo. O amor de mãe como bálsamo para o filho ferido, é como uma flor para alegria dos filhos.
Certo menino, mentindo para os pais, faltava as aulas e dizia que ia com frequencia às aulas. O pai. para discipliná-lo ordenou-lhe que dormisse, por três noites no porão da casa. Diante dessa situação, a mãe não conseguia dormir. Com a permissão do marido foi dormir ao lado do filho. Por semelhante modo, Deus veio sofrer através de Jesus ao lado de nós pecadores. O amor de Deus é semelhante ao amor de mãe, que não enxerga tanto com a razão, mas com o coração. Se, por exemplo, um criminoso tiver que ser executado na forca, qual é a primeira pessoa que ia defendê-lo? é o advogado? Não, é sua mãe. Porque apesar de tudo é seu fliho.
Portanto, o amor d e mãe e leal e jamais acaba. E como disse o apóstolo Paulo, o amor jamais acaba (I co.13:8) O amor tudo sofre, tudo crê, tudo suporta, tudo espera.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

O cidadão do reino dos céus

“Assim, já não sois estrangeiros e peregrinos, mas concidadãos dos santos, e sois da familia de Deus.” (Efésios 2.19)
A denominação cidadão é uma derivação da palavra cidade. Na Grécia antiga as cidades eram administradas de forma independente uma das outras e os seus habitantes eram chamados cidadãos.
Atualmente cidadão é o indivíduo no gozo pleno de seus direitos e deveres civis e politicos.
Em uma analogia entre o cidadão terreno e o cidadão do reino dos céus, observamos diversas semelhanças.
Para ser um cidadão o indivíduo ao nascer dentro de um território delimitado necessita de ser registrado oficialmente através de uma cartório pertencente aquele Estado.
A existência de alguém só é reconhecida legalmente por meio deste documento. De forma semelhante, o homem deve se converter e ser registrado no reino dos céus.
“Jesus respondeu e disse-lhe: Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus.” (João 3.3)
“O vencedor será assim vestido de vestiduras brancas, e de modo nenhum apagarei o seu nome do livro da vida; pelo contrário, confessarei o seu nome diante do meu pai e diante dos seus anjos.” (Apocalipse 3.5)
“ Porque tudo o que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo, a nossa fé.
Quem é que vence o mundo senão aquele que crê ser Jesus o Filho de Deus?” (I João 5: 4 e 5)
Em segundo podemos salientar outros aspectos em comum. Alguém só é realmente um cidadão se exercer plenamente a cidadania, com atenção aos seus direitos como também aos seus deveres.
Também no reino dos céus, no exercício da cidadania é exigido o cumprimento dos deveres para depois reivindicarmos nossos direitos.
Disse Jesus: “Quem comer a minha carne e beber o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia.” (João 6.54)
“Então disse Jesus aos seus discipulos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me.” (Mateus 16.24)
Muitos de nós perdemos a benção que o Senhor tem para as nossas vidas, porque assumimos uma postura omissa diante da obra de Deus. Queremos apenas usufruir, reivindicar e exigir do Pai aquilo que julgamos ser importante. A bíblia reprende este tipo de atitude.
Disse Jesus: “Se guardades os meus mandamentos, permanecereis mo meu amor; assim como também eu tenho guardado os mandamentos do meu Pai, e no seu amor permaneço. Tenho vos dito isto, para que meu gozo esteja em vós, e o vosso gozo seja completo.” (João 15.10 e 11)
Depende de você! Que tipo de cidadão você pretende ser? Um cidadão atuante na obra do Senhor, com responsabilidade no cumprimento dos seus deveres. Ou um cidadão omisso?
Que possamos ser como Paulo, que se dedicou e se entregou totalmente a Jesus e deixou que Ele tomasse conta por completo da sua vida, a ponto de dizer: “Porém, em nada considero a vida preciosa para mim mesmo, contando que complete a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus para testemunhar o evangelho da graça de Deus.” (Atos 20.24)